Projeto 24

 

 

A MORFOLOGIA E SUAS INTERFACES

 

Novos Coordenadores:

Maurício Resende - mauricio.s.resende@gmail.com

Janderson Lemos de Souza - janderson.souza@unifesp.br

 

 

O projeto A morfologia e suas interfaces surgiu do crescente interesse de diversos pesquisadores brasileiros por questões relacionadas às interfaces que a morfologia, como um componente da arquitetura da gramática, pode estabelecer com os demais componentes; em particular, a fonologia, a sintaxe e a semântica. Mais especificamente, um dos principais interesses do projeto, desde sua formação, tem sido reunir (e também atrair) pesquisadores interessados em Morfologia em diferentes níveis de formação, trabalhando com perspectivas variadas.

 

Atualmente, o projeto visa a dois objetivos específicos, quais sejam, (i) expandir o diálogo entre linguistas de diferentes países da América Latina – em particular, membros da ALFAL – e (ii) aumentar o diálogo entre pesquisadores que trabalham com diferentes teorias e/ou perspectivas, tais como sincronia, diacronia, aquisição da linguagem, variação linguística etc. bem como modelos de orientação gerativa e de orientação cognitivista etc. Outro objetivo atual do projeto é o de estreitar o diálogo entre morfólogos e linguistas trabalhando com outros níveis de análise, mas que trabalham com fenômenos de interface ou estão interessados por morfologia de uma maneira geral.

 

O projeto foi criado em agosto de 2013, na Universidade de São Paulo (USP), em São Paulo, durante o II SEMINÁRIO DE PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO DA ÁREA DE LETRAS E LINGUÍSTICA, e sua primeira equipe de coordenadores foi composta por Ana Paula Scher, Rafael Dias Minussi e Indaiá de Santana Bassani (gestão 2014-2018). Oficialmente, o projeto teve sua primeira reunião durante o XVII CONGRESSO INTERNACIONAL DA ASSOCIAÇÃO DE LINGUÍSTICA E FILOLOGIA DA AMÉRICA LATINA (ALFAL) em junho de 2014, na UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB), em João Pessoa.

 

O projeto teve sua segunda reunião oficial em outubro de 2018, durante o ALFALito (encontro regional da ALFAL), também em João Pessoa, na UFPB e, após esse encontro, o projeto passou a ser coordenado por Paula Roberta Gabbai Armelin e Danniel da Silva Carvalho (gestão 2018-2023). A terceira reunião oficial do projeto (durante a pandemia da covid-19) ocorreu de forma remota, em agosto de 2021, como parte da programação DO XIX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALFAL. Em janeiro de 2024, durante o XX CONGRESSO INTERNACIONAL DA ALFAL, em Concepción (Chile), o projeto não teve uma reunião oficial, mas diversos trabalhos da área de Morfologia, inscritos e avaliados no âmbito do projeto, foram realocados em outras seções como parte da programação do congresso. 

 

 

______________________________________________

 

Projeto 24

 

MORFOLOGIA E SUAS INTERFACES

 

Coordenadores:

Paula Armelin - paula.rg.armelin@gmail.com

Danniel Carvalho - dannielcarvalho@ufba.br

 

 

Um de nossos grandes objetivos no momento é dar maior visibilidade aos estudos em Morfologia que são desenvolvidos no Brasil. A partir daí, procuraremos nos associar com outros grupos de pesquisadores de fora do Brasil, participantes da ALFAL, para ampliar a colaboração entre pesquisadores que se dedicam aos estudos morfológicos de modo geral.

 


Resumo
Interessam-nos questões que se voltem para a distinção, se for o caso, entre morfologia flexional e derivacional, tratadas como questões internas ao componente morfológico, bem como outras questões mais amplas, que se ocupem das interfaces que a Morfologia pode estabelecer com outros componentes gramaticais ou com disciplinas relacionadas aos estudos da linguagem. Dessa forma, o projeto se ocupa que questões que procurem esclarecer as interações que se estabelecem entre a morfologia, por um lado, e a fonologia, a sintaxe ou a semântica, por outro, dedicando especial atenção às questões sobre estrutura argumental.

Não deixaremos de observar, ainda, a interface que essa área dos estudos linguísticos pode estabelecer os estudos do léxico, da pragmática, da história e do processamento das línguas naturais. Nosso objetivo, neste primeiro encontro do Projeto, é mapear os estudos morfológicos que vêm sendo desenvolvidos no Brasil, sobre diferentes perspectivas, para, em seguida, nos associarmos a outros pesquisadores estrangeiros que também se interessem pelo tema.

 

 

 

XX CONGRESSO DA ALFAL

Concepción - Chile

22 a 26 de janeiro/enero de 2024

 

Convocatória / Convocatoria

 

 

 

 

 

______________________________________________

 

XIX Congreso/Congresso Internacional

ALFAL 2021

8 a 13 de agosto

Remoto

 

 

 

Projeto 24 ALFAL: A morfologia e suas interfaces
De 9 a 12 de agosto - 2:00 até 5:30pm
Informações de participação do Google Meet
Link da videochamada
https://meet.google.com/cry-yzor-meg

 

 

Programação
Projeto 24 “A Morfologia e suas Interfaces”

Coordenadores: Paula Roberta Gabbai Armelin e Danniel da Silva Carvalho

 

Dia 09/08/2021

Conferência de Abertura: 14h às 15h30

Roots and Formal Features - Phoevos Panagiotidis

Moderador: Danniel da Silva Carvalho

 

Seção 1: Apresentações orais

15h30 às 16h - Atribuição de gênero gramatical a empréstimos nominais do inglês no português brasileiro - Pedro Perini Surreaux

16h às 16h30 - O que chamamos de gênero, afinal? - Danniel da Silva Carvalho

16h30 às 16h50 - Discussão

 

 

Dia 10/08/2021

Seção 2: Apresentações orais

14h às 14h30 - A interface morfologia-fonologia no blending: uma análise pela Otimalidade Distribuída - César Elidio Marangoni Junior

14h30 às 15h - Morfologia e sentido em sala de aula: a interação entre texto, leitura e análise morfológica - Vítor de Moura Vivas, Margareth Andrade Morais 

15h às 15h20 - Discussão

15h30 às 16h - O processamento morfológico de sufixos derivacionais e modificadores em PB: o caso dos sufixos -eiro e –inho - Camila Witt Ulrich, Luiz Carlos da Silva Schwindt

15h às 15h30 - A saliência fônica e seu papel na aquisição da morfologia de número no PB - Cristina Azalim, Mercedes Marcilese, Paula Roberta Gabbai Armelin

16h30 às 16h50 - Discussão

 

 

Dia 11/08/2021

Seção 3: Apresentações orais

14h30 às 15h - Defectividade como uma janela para a arquitetura da gramática: verbos defectivos, impessoais e unipessoais no português brasileiro - Ana Paula Scher/Giulia Yokomizo Girardi

15h às 15h30 - Sintagmas regidos por preposição em português brasileiro: relações entre leitura (não-)composicional e (in)definitude - Julio William Curvelo Barbosa/Rafael Dias Minussi

15h30 às 16h00 - Analisando o sincretismo do morfema -r em latim como um caso de incorporação: uma abordagem baseada na Morfologia Distribuída - Lydsson Agostinho Gonçalves

16h às 16h20 - Discussão

 

 

Dia 12/08/2021

Mesa redonda: 14h às 15h30

Morfologia e Tipologia Linguística

João Paulo Lazzarini Cyrino

Paulo Chagas de Souza

Moderador: Paula Roberta Gabbai Armelin

 

Reunião do projeto: 15h30 às 17h

Balanço do projeto no evento e planejamentos futuros.

 

 

_________________________________________________

 

 

 

Chamada de Resumos

 

O Projeto 24 da ALFAL – A Morfologia e suas Interfaces – convida seus membros e demais pesquisadores interessados na temática a enviar resumos para o XIX Congresso Internacional da ALFAL a ser realizado entre os dias 10 e 14 de agosto de 2020 em La Paz, na Bolívia.

 

O objetivo do Projeto 24 da ALFAL é agrupar os pesquisadores que se interessam pela morfologia, sob as mais variadas perspectivas teóricas, buscando dar visibilidade aos estudos morfológicos e estimular o desenvolvimento de parcerias acadêmicas, contribuindo, assim, para a consolidação da área na América Latina.

 

Os resumos devem ser enviados através do formulário disponibilizado no link http://alfalbolivia2.2iesbolivia.com/2019/08/25/formulario-de-envio-de-resumo/, com extensão máxima de 300 palavras, contendo uma contextualização da questão investigada, os objetivos, a metodologia, o quadro teórico, bem como os resultados parciais ou finais. Lembramos que a opção de modalidade assinalada no formulário deve ser “Comunicações em Projetos de Pesquisa” (Ponencias Proyectos de Investigación).

 

Como, no formulário acima, não é possível indicar o projeto a que o resumo se relaciona, pedimos que os interessados enviem o resumo paralelamente aos endereços dos coordenadores deste projeto: Paula Armelin (armelin.paula@ufjf.edu.br) e Danniel Carvalho (dannielcarvalho@ufba.br), indicando no assunto do e-mail “Submissão de Resumo para o Projeto 24”.

 

O Projeto 24, como todos os outros Projetos, está sujeito às condições gerais do Congresso da ALFAL no que diz respeito aos procedimentos de inscrição, datas limite, bem como os demais aspectos relacionados à sua organização.

 

A data limite para o envio de resumos é 24 de novembro de 2019 - 31 de janeiro de 2020 e a data limite para notificação da aceitação é 28 de fevereiro de 2020.

 

Informações completas sobre o evento podem ser encontradas na página do evento http://alfalbolivia.2iesbolivia.com/.

 

Em caso de dúvidas, sintam-se à vontade para entrar em contato com os coordenadores do projeto.

 

 

 

_________________________________________________

 

XVIII CONGRESSO INTERNACIONAL ALFAL

Bogotá D.C. - Colômbia

24-28 de julho de 2017

 

Sem convocatória

 

“Até o 15/11/16, este projeto não tem feito convocatória no XVIII ALFAL

“Hasta el 15/11/16, este proyecto no ha hecho convocatoria para sesionar en el XVIII ALFAL”

 

 

 

_________________________________________________

 

 

XVII CONGRESSO ALFAL

João Pessoa - Paraíba - Brasil

14-19 de julho de 2014

 

 

OS COORDENADORES NÃO ENVIARAM AINDA O RELATÓRIO DAS ATIVIDADES

 

 

 

PROGRAMAÇÃO

 

 

                                           DIA 1 -16/07/14

14:00

Abertura

 

 

 

14:10

 

 

14:40

 

 

15:10

Sessão de Comunicações 1

 

Abordando a composição como parte da linguagem humana.

Vitor Augusto Nóbrega

 

Contextos de referência anafórica em português brasileiro: O caso do pronome ele.

Julio Wiliam Curvelo Barbosa (USP)

 

Estruturas coordenadas em sentenças e compostos.

Rafael Dias Minussi (UNIFESP)

 

 

15:40

 

Intervalo

 

 

 

16:00

 

 

16:30

Sessão de Comunicações 2

 

Heterossemia na interface semântica-morfologia.

Janderson Lemos de Souza (UNIFESP)

 

O estatuto categorial de formas invariáveis para adjetivos e advérbios

Ana Paula Scher (USP)

 

 

 

 

                                           DIA 2 - 17/07/14

14:00

Mesa-redonda 1. Tema: Para uma teoria de traços na Morfologia

 

Sobre Pessoa e referencialidade no português.

Danniel Carvalho (UFBA)

 

Interface Morfologia-Sintaxe: consequências para a análise de fenômenos de sincretismo.

Ana Paula Scher (USP)

 

 

 

                                           DIA 3 - 18/07/14

14:00

Mesa-redonda 2. Tema: Morfossintaxe em duas perspectivas teóricas

 

Processos? Formação? Palavras? Que sentido isso tem em linguística cognitiva?

Janderson Lemos de Souza (UNIFESP)

 

Formas analíticas, formas sintéticas e a interação entre a morfologia e a sintaxe.

Marcus Vinicius da Silva Lunguinho (UNB)

 

 

15:40

 

Intervalo

 

 

 

16:00

 

 

16:30

 

 

 

17:00

Sessão de Comunicações 3

 

As classes acionais e nominalizações deverbais.

Maria Cristina Vieira de Figueiredo Silva (UFBA)

 

Estrutura Argumental na Libras: classificadores em verbos de movimento e direcionalidade.

Aline Garcia Rodero-Takahira (USP)

 

Traços e inserção de vocabulário: o caso dos verbos parassintéticos.

Indaiá Bassani (UNIFESP)

 

 

17:30

 

Encerramento dos trabalhos

 

 

 

 

O Projeto 24 da ALFAL – A Morfologia e suas Interfaces – nasceu do crescente interesse de diversos pesquisadores brasileiros por questões relacionadas às interfaces que a morfologia, como um componente da arquitetura da gramática, pode estabelecer com outros componentes desse mesmo domínio. Interessavam-nos, também, outras abordagens para os estudos em morfologia, ou nas interfaces que esse componente estabelece com a fonologia, a sintaxe ou a semântica, para além dos que se desenvolvem dentro do escopo de análises formais. Em outras palavras, a criação do projeto visava atrair pesquisadores trabalhando com morfologia e suas interfaces, fundamentados por disciplinas dentro ou fora dos limites dos estudos puramente linguísticos, ou seja, por abordagens funcionais para o tratamento da linguagem, por modelos distintos para o tratamento de fenômenos de variação e mudança, por modelos estatísticos de análise linguística que caracterizam metodologias experimentais, entre outros. Tínhamos a intenção de conseguir, já no primeiro encontro do Projeto, mapear os estudos morfológicos que vêm sendo desenvolvidos no Brasil sobre qualquer língua natural, sob diferentes perspectivas.


De modo mais particular, interessavam-nos, entre muitas outras, questões que se voltassem para a distinção entre morfologia flexional e derivacional, questões de alomorfia e supleção, que envolvem o componente fonológico, questões relacionadas à estrutura argumental e formação de compostos, que envolvem o componente sintático e questões sobre a interpretação de peças e constituintes morfológicos, que podem envolver os componentes sintático e semântico da arquitetura da gramática.


A primeira reunião do Projeto 24 aconteceu durante as atividades do XVII Congresso Internacional da Associação de Linguística e Filologia da América latina, de 14 a 19 de julho de 2014, na Universidade Federal de João Pessoa, em João Pessoa, Paraíba. Seis trabalhos foram selecionados para Comunicações Individuais e outros quatro foram apresentados e discutidos em duas Mesas Redondas.


As mesas redondas tinham como objetivo a discussão de aspectos fundamentais para teorias morfológicas contemporâneas. Na primeira delas, Danniel Carvalho e Ana Paula Scher discutiram sobre a relevância de uma teoria de traços na Morfologia. O trabalho de Danniel Carvalho, intitulado Sobre Pessoa e Referencialidade no português trouxe questões relacionadas ao estabelecimento da referencialidade em contextos de concordância de primeira pessoa do singular não marcada no português brasileiro, enquanto que Ana Paula Scher, ao apresentar o trabalho Interface Morfologia-Sintaxe: consequências para a análise de fenômenos de sincretismo retomou a discussão sobre fenômenos de sincretismo, levando em conta o sistema verbal do português e os traços gramaticais que podem estar envolvidos no tratamento desse sistema. A segunda mesa redonda procurou mostrar perspectivas diferentes para o tratamento de questões morfossintáticas e trouxe. Assim, o trabalho o Processos? Formação? Palavras? Que sentido isso tem em linguística cognitiva?, de Janderson Lemos de Souza, apresentou a noção de processos de formação de palavras do ponto de vista da Linguística Cognitiva. Já o trabalho Formas analíticas, formas sintéticas e a interação entre a morfologia e a sintaxe, de Marcus Lunguinho, discutiu a relação entre a Morfologia e a Sintaxe por meio da investigação de formas analíticas e de formas sintéticas, levando em consideração o tempo futuro e o uso do verbo ir como auxiliar no PB.


As comunicações individuais, embora tratassem de temas variados e, logicamente, escolhidos livremente por seus autores, permitiu a discussão de temas de interesse comum para os participantes do grupo. Entre os temas abordados naquela ocasião estavam a composição, as estruturas coordenadas, os contextos de referências anafórica no português brasileiro, os classificadores na língua de sinais brasileira – LIBRAS, o estatuto categorial de formas invariáveis para adjetivos e advérbios e a noção de heterossemia na interface semântica-morfologia.


Em 2018, o projeto 24 – Morfologia e suas interfaces realizará sua segunda edição na ALFALito 2018 e terá como convidada a pesquisadora Laura Malena Kornfeld da Universidad Nacional de General Sarmiento (UNGS) que apresentará a conferência Morfología apreciativa y rasgos formales. Assim, além de continuar promovendo uma interação entre os pesquisadores que tratam da morfologia sob diferentes perspectivas teóricas no Brasil, o projeto pretende ampliar seus limites, atraindo outros pesquisadores, entre morfólogos e demais especialistas, agora, na América Latina. Além disso, haverá uma mesa-redonda interprojetos, que promoverá uma integração entre o projeto 24, o projeto 14 -Romania Nova- e o projeto 19 -Fonologia: teoria e análise-, estabelecendo, de fato, uma integração entre a morfologia e duas de suas principais interfaces, a sintaxe e a fonologia.