P8. Políticas da linguagem em América Latina (Comunicações dentro de Projetos)

MANUTENÇÃO, PERDA E/OU REVITALIZAÇÃO LINGUÍSTICA E CULTURAL DE CONTATOS NO BRASIL COM BASE NOS ESTUDOS DE REDES SOCIAIS.
MÔNICA MARIA GUIMARÃES SAVEDRA 1, TELMA CRISTINA DE ALMEIDA SILVA PEREIRA 1, MARIO LUIS MONACHESI GAIO 1, DAVI JAÉN RODRIGUEZ 1
1. UFF - Universidade Federal Fluminense
msavedra@uol.com.br



Neste trabalho apresentamos os estudos e pesquisas desenvolvidas no Laboratório de Pesquisas em Contato Linguístico – LABEPEC da Universidade Federal Fluminense, cujos resultados são produtos de pesquisas realizadas em teses de doutorado, dissertações de mestrado e projetos de iniciação científica na linha de pesquisa História, Contato e Política Linguística do Programa de Pós-graduação em Estudos de Linguagem desta Universidade. Com base nos estudos de redes sociais, identificamos a manutenção, perda e/ou revitalização de línguas e culturas autóctones e alóctones de/em contato, e contatos de fronteiras no Brasil. Para o contato de línguas autóctones discutimos a formação de professores bilíngues português-tikuna na Amazônia; para as situações de contato de línguas alóctones, identificamos a manutenção, perda e/ou revitalização de traços linguísticos e culturais de línguas de imigrantes, em especial das línguas alemã, pomerana e italiana nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e Minas Gerais. Nas situações de contato de fronteira discutimos os ensino de línguas estrangeiras e as ações de políticas linguísticas implementadas para tais regiões.


427