S3. Análise do Discurso (Comunicações)

O EMPREGO DE ESTRATÉGIAS TEXTUAL-DISCURSIVAS ARGUMENTATIVAS EM EDITORIAIS: UM ESTUDO SOBRE A CONSTRUÇÃO DO ACONTECIMENTO MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL/ JUN. 2013.
DULCE MARIA LOPES DE AGUIAR 1,2
1. GEALI - Grupo de Estudos sobre ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa, 2. IFMG/CAMPUS OURO PRETO - Instituto Federal de Minas Gerais/Campus Ouro Preto
dulce.maria@ifmg.edu.br



Esta comunicação tem por objetivo apresentar um estudo sobre a contribuição das estratégias textual-discursivas argumentativas na construção do acontecimento manifestações populares em junho de 2013, no Brasil, em editoriais veiculados pelo jornal Folha de S. Paulo. Tendo em vista a relevância da argumentatividade nas práticas discursivas, foram analisadas as contribuições das estratégias textual-discursivas na construção da orientação argumentativa do recorte temático escolhido. Como interessava a esta pesquisa relacionar texto e prática discursiva, analisando como os sujeitos ocupam determinados lugares sociais, produzindo o gênero em função da cena que estabelecem, para orientar teoricamente esta pesquisa são conceitos-chave: as noções de prática discursiva e de gênero discursivo, no qual se insere o gênero editorial, objeto desse estudo. Ressalta-se, ainda, que, à medida que reconhece que a construção dos sentidos de um texto é uma atividade incessante decorrente de diferentes situações sócio-comunicativas, este estudo foi orientado pela perspectiva da enunciação aqui entendida como o aparecimento histórico do enunciado. Para a realização da pesquisa foram coletados editoriais do jornal Folha de S. Paulo no período de junho a julho de 2013. A análise, que partiu da configuração esquemática do gênero e da sequência discursiva argumentativa nele predominante, investigou nos editoriais as “pistas” linguísticas deixadas pelo editorialista no momento da enunciação. Como resultado da investigação, apresentam-se as análises de dois editoriais, sendo comentadas as estratégias textual-discursivas consideradas mais relevantes, entre as quais se destacam estratégias relacionadas à construção de objetos de discurso. Palavras-chaves: Argumentação; Enunciação; Estratégias textual-discursivas.


476