O PROCESSAMENTO DA ANÁFORA PRONOMINAL EM CRIANÇAS COM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE E EM CRIANÇAS DISLÉXICAS: UM ESTUDO ATRAVÉS DA ANÁLISE DOS MOVIMENTOS OCULARES ANGELA INES KLEIN 1, ANDRÉ KRÜGEL 2, SARAH RISSE 2, RALF ENGBERT 2 1. UTFPR - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2. UNIVERSITÄT POTSDAM - Universidade de Potsdam angela.ines.klein@hotmail.com |
O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a compreensão em leitura de textos com presença de anáforas pronominais em crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade e em crianças disléxicas.
A amostra estudada compôs-se de 75 crianças falantes de Língua Alemã, que frequentavam a terceira até a sexta série. Foram organizados três grupos: crianças com diagnóstico de TDAH ou com dislexia e crianças sem transtornos, que leram dois textos de 80 palavras cada um deles. Os movimentos oculares de todos os participantes foram gravados e, para certificação de uma leitura com atenção, foram realizadas duas atividades que testaram a compreeNsão em leitura.
Os escores indicam que as crianças com transtornos têm dificuldade em processar a anáfora pronominal, em especial as crianças disléxicas.
|