ESTRUTURA DA INFORMAÇÃO E PROGRESSÃO TEMÁTICA EM TEXTOS NARRATIVOS E ARGUMENTATIVOS VANIA LÚCIA RODRIGUES DUTRA 2,3, MAGDA BAHIA SCHLEE 2,3 2. UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro, 3. UFF - Universidade Federal Fluminense vaniardutra@uol.com.br |
Com base nos estudos de Halliday (2004), construímos significados, por meio da língua, a partir de três metafunções da linguagem que se complementam: Metafunção Ideacional, Metafunção Interpessoal e Metafunção Textual. A primeira trata da representação do mundo; a segunda, do relacionamento entre os interlocutores; a terceira, da organização da mensagem. Este trabalho terá como foco a terceira metafunção (Textual), que organiza os significados ideacionais ou experienciais e os significados interpessoais para que formem um todo coerente, ou seja, um texto. Nosso objetivo é, como resultado de levantamento em corpus específico, demonstrar a organização temática dos textos a partir da Gramática Sistêmico-Funcional, no que diz respeito à Metafunção Textual da linguagem. A organização temática das orações revela como o autor efetua a ligação entre informações para organizar sua mensagem. Assim, segundo Fuzer (2010), os temas das orações que constituem um texto auxiliam sobremaneira no processo de construção textual e, com base na análise dos tipos de progressão temática mais frequentes (padrão com tema constante, padrão linear e subdivisão do rema), demonstraremos de que forma a organização temática contribuiu para a construção do sentido em textos de base narrativa e em textos de base argumentativa. O foco do trabalho é, assim, descrever como esses textos se desenvolvem, o que sua estrutura de informação revela, o que os autores procuram destacar, em função de suas intenções comunicativas, comprovando que a estrutura organizacional e as escolhas gramaticais são estrategicamente diferentes, atendendo a uma prerrogativa das línguas: a gramática também significa. Acreditamos ser este um dos caminhos para instrumentalizar o professor na difícil tarefa de fazer de seus alunos leitores e produtores de textos proficientes.
FUZER, C. Contexto e léxico-gramática em interação: análise de uma sentença condenatória. Revista Letras, Santa Maria, v. 20, n. 40, p. 113–132, jan./jun. 2010.
HALLIDAY, M.; MATTHIESSEN, C. An introduction to functional grammar. 3th. ed. London: Arnold, 2004.
|